Tomás responde: A zombaria pode ser pecado mortal?

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Só se zomba de um mal ou de um defeito. Ora, quando um mal é grande deve ser tomado a sério e não se tornar objeto de divertimento. Se, porém, vira motivo lúdico ou simples ocasião de risos (de onde a irrisão e a zombaria tomam o nome), é que o mal é tido como pouco importante. Ora, o mal pode ser apreciado como pequeno sob dois aspectos: em si mesmo ou em relação à pessoa. Quando alguém se diverte e ri do mal de outrem, porque esse mal é em si de pouca monta, só comete um pecado venial e leve, em seu gênero. Quando, porém, é considerado pequeno em razão da pessoa, como se costuma fazer com as faltas das crianças ou dos simplórios, então fazer de alguém objeto de divertimento e irrisão, vem a ser um desprezo total do outro. Este parece merecer tão pouca estima, que só se olha para os males dele para transformá-los em gracejos ridículos. Zombar dessa forma é pecado mortal, e mais grave do que a contumélia (injúria, insulto) que é também feita às claras. Na contumélia, com efeito, o mal de outrem é pelo menos tomado a sério, enquanto que o zombador o leva em brincadeira. Dá mostras de maior desprezo e de maior desonra.

Sob este aspecto, a zombaria será pecado grave; e tanto mais grave quanto a pessoa de quem se zomba tem direito a maior respeito. O mais grave será, portanto, zombar de Deus e das coisas divinas, como proclama o livro de Isaías (37, 23). “A quem afrontaste e insultaste? Contra quem levantaste a tua voz e ergueste os teus olhos?” E responde. “Contra o Santo de Israel.Em segundo lugar, vem a zombaria contra os pais. Por isso, se diz nos Provérbios (30, 17): “O olho que escarnece o pai e despreza a obediência à mãe, que os corvos do arroio o perfurem e o devorem os filhotes da águia.” Enfim, zombar dos justos constitui ainda uma falta grave, porque a honra é a recompensa da virtude. E, assim, Jó se queixa de que “a integridade do justo seja objeto de zombaria”. De fato, essa zombaria é extremamente perniciosa, pois impede os homens de bem agir. É o que declara Gregório: “Há aqueles que, apenas vêem surgir o bem realizado por outrem, se apressam em arrancá-lo por suas zombarias destruidoras”.

5 Responses to Tomás responde: A zombaria pode ser pecado mortal?

  1. David says:

    II-II Q75 A2

  2. Vinicius Dias says:

    Em qual lugar da Suma está?

  3. Muito bom o blog!!

  4. tem pessoas q nao tem nocao doque falam de deus…falta de respeito nao tem amor a si proprio que deus tenha pena desses tipos de gente q nao tem temor a deus…

  5. J.S. says:

    Pelo o que entendi (e peço que me corrija se estiver errado) a zombaria leve é pecado venial. Lê-se na Suma Teológica:

    “Quanto ao 1º: portanto, deve-se dizer que é prova de bom humor dizer alguma leve zombaria jocosa, não para desonrar ou contristar o interlocutor visado, mas por prazer e divertimento. O que não vir a ser pecado, dentro das devidas circunstâncias. Mas se alguém não exita em molestar aquele a quem se dirigem os termos jocosos, só fazendo rir os outros, tal proceder tem algo de vicioso, como diz o Filósofo no lugar citado.” (Suma Teológica, Questão 72, artigo 2)

    E ainda, no artigo “A zombaria pode ser pecado mortal?” lê-se:

    “Quanto ao 1º: portanto, deve-se dizer que palavras ou gestos lúdicos nada encerram de contrário a caridade no que toca à pessoa com quem se graceja. Podem, no entanto, ofender a caridade no que toca à pessoa, objeto de gracejo, se ela vem a se tornar vítima de desprezo, como se falou”.

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