Tomás responde: A ignorância é um pecado?
28 outubro, 2011 3 Comentários
♣
A ignorância difere da nesciência em que significa a simples negação da ciência. Por isso, pode-se dizer daquele a quem falta a ciência de alguma coisa, que não a conhece. Desse modo Dionísio afirma haver nesciência nos anjos. A ignorância implica uma privação de ciência, a saber, quando a alguém falta a ciência daquelas coisas que naturalmente deveria saber. Entre essas coisas há as que se é obrigado a saber, isto é, aquelas sem o conhecimento das quais não se pode fazer corretamente o que é devido. Assim, todos são obrigados a saber, em geral, as verdades da fé e os preceitos universais da lei. E cada um em particular, o que diz respeito ao seu estado e sua função. Ao contrário, há coisas que não se é obrigado a saber, se bem que seja natural sabe-las, por exemplo, os teoremas da geometria, e exceto em certos casos, os acontecimentos contingentes.
Evidentemente todo aquele que negligencia ter ou fazer o que é obrigado ter ou fazer, peca por omissão. Portanto, por causa de uma negligência, a ignorância das coisas que se devia saber é um pecado. Mas não se pode imputar a alguém como negligência o não saber o que não se pode saber. Por isso, essa ignorância é chamada invencível, porque nenhum estudo a pode vencer. Como tal ignorância não é voluntária, porque não está em nosso poder rechaçá-la, por isso ela não é um pecado. Por aí se vê que a ignorância invencível nunca é um pecado. Mas a ignorância vencível é, se ela se refere ao que se deve saber. Mas, ela não o é, se se refere ao que não se é obrigado a saber.
Suma Teológica I-II, q.76, a.2
Santo Tomás de Aquino, Igreja, Teologia, Filosofia
Um frade dominicano comunista já está excomungado. Sua palavra só tem valor para o inferno. São Tomás se estivesse vivo repudiaria qualquer idolatria ao poder, tão clara na história comunista.
Então veja este aqui:
https://sumateologica.wordpress.com/2013/03/19/dilma-a-hipocrita/
Triste ver um site que usa Tomás de Aquino para induzir as pessoas a não votar no PT. Saibam que o doutor Angélico, se estivesse em nosso meio, votaria no PT e diria que o infeliz que colocou esta charge de direita, é um reacionário sem qualificação de representar a Filosofia Perene.