Imagens

♦ A Última Ceia, em St-Jakobskirche, Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
♦ Agnolo Bronzino, o nascimento de Jesus, 1535-40
♦ Albrecht Dürer (1471-1528), Adão e Eva, Museu do Prado, Madrid
♦ Albrecht Dürer (1471-1528), Eva (detalhe), Museu do Prado, Madrid
♦ Albrecht Dürer, Adoração da Santíssima Trindade, 1511
♦ Ambrosius Holbein, xilogravura de uma edição de Utopia de 1518
♦ Andrea de Firenze: Triunph of the Church and Navicella (1365-68)
♦ Andrea del Verrocchio e Leonardo da Vinci, O Batismo de Cristo (1475)
♦ Andrea Della Robbia, S. Francesco e S. Domenico
♦ Andrea di Bonaiuto, Igreja Santa Maria Novella, Firenze
♦ Andrea Mantegna (1431-1506), Agonia no Getsêmani (cerca de 1460)
♦ Andrea Mantegna, São Jerônimo Penitente no Deserto (1448-1451), Museu de Arte de São Paulo – MASP
♦ Angelo Bronzino (1503-1572), A Loucura (detalhe), National Gallery, Londres
♦ Anjo da guarda e demônio no juízo final, Catedral de Notre Dame de Paris, portal central
Ampola com sangue do Beato João Paulo II
♦ Anthony van Dyck (1599-1641), Santo Ambrósio proíbe o imperador Teodósio de entrar na igreja, National Gallery, Londres
♦ Antonio Canova (1757-1822), Insegnare agli ignoranti (1795)
♦ Antonio Ciseri (1821-1891), Cristo levado ao sepulcro (1864-1870)
♦ Antonio Ciseri (1821-1891), Ecce Homo
♦ Antonio Ciseri (1821-1891), Santa Felicita e il martirio dei Maccabei (1863)
♦ Autor anônimo, O homem rico e Lázaro (cerca de 1610), Amsterdam
♦ Auschwitz, Prisioneiros cavando valas
♦ Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682), São Tomás de Villanueva distribuindo esmolas
♦ Beato John Henry Newman (1801-1890)
♦ Bernardo Cavallino, Adoração dos Magos (séc XVII)
♦ Breviário de Belleville, 1323-1326
♦ Caravaggio, A inspiração de São Mateus (1602), Igreja San Luigi dei Francesi, Roma
♦ Caravaggio, “Adoração dos Pastores“, 1609. Óleo sobre tela 314 x 211 cm
♦ Caravaggio, Amor Vincet Omnia (O amor vence tudo)(1602-03), Representação do deus Eros
♦ Caravaggio, Conversão de São Paulo a caminho de Damasco (1600-1601)
♦ Caravaggio, Crucificação de São Pedro, 1600-1601
♦ Caravaggio, O Sacrifício de Isaac (1603)
♦ Caravaggio, O Chamado de São Pedro e Santo André (1603-06)
♦ Caravaggio, Vocação de São Mateus (1600)
♦ Carl Bloch (1834-1890), O Sermão do Monte
♦ Carlo Crivelli, Santo Tomás de Aquino, 1476
♦ Cesare Zocchi, O Soberbo, detalhe do monumento a Dante em Trento
♦ Chesterton
Código de Hamurabi (parte superior do monólito, Museu do Louvre, Paris)
♦ Conquista de Constantinopla pelos Cruzados em 1204 – Séc. XIII (autor desconhecido)
♦ Cristo Pantocrator, Catedral de Monreale, Sicília, Itália.
Cristo Pantocrátor: o mais antigo ícone conhecido
♦ Dante, de Domenico di Michelino (1417-1491), igreja de Santa Maria del Fiore, Florença
♦ Davide Ghirlandaio (1452-1525), A Virgem e o Menino com os santos Apolônia e Sebastião (aprox. 1490)
♦ Diego Velázquez, Coroação da Virgem, Museu do Prado, Madrid
♦ Diego Velázquez, Os Bêbados ou O Triunfo de Baco (1629), Museu do Prado, Madrid
♦ Diego Velázquez (1599-1660), Tentação de Santo Tomás de Aquino (1632)
♦ Domenichino (Domenico Zampieri)(1581-1641), Paisagem com Moisés e a Sarça Ardente
♦ Domenico Beccafumi, Anunciação (1545-1546)
♦ Domenico Ghirlandaio, Maria e o Menino entre anjos e santos, 1486
♦ El Greco, A Ressurreição, museu do Prado, Madrid
♦ El Greco (Doménikos Theotokópoulos, 1541-1614),  A Última Ceia
♦ El Greco, Cristo carregando a cruz, 1580
♦ El Greco, Maria Madalena penitente
♦ El Greco, O Enterro do Conde de Orgaz
♦ El Greco, Pentecostes (1600), Museu do Prado, Madrid
♦ El Greco, Pio V
♦ Esculturas
♦ Fé e Razão unidas, Ludwig Seitz (1844-1908), Galleria dei Candelabri, Vaticano
♦ Filippino Lippi, Triunfo de São Tomás de Aquino sobre os hereges
♦ Fra Angelico, A Disputa de São Domingos e o Milagre do Livro (1430-1432)
♦ Fra Angelico e Filippo Lippi, Adoração dos Magos, Galeria Nacional de Arte, Washington
♦ Fra Angelico, Comunhão dos Apóstolos, Museu de São Marcos, Florença
♦ Fra Angelico, Anunciação
♦ Fra Angelico, Domingos de Gusmão
♦ Fra Angelico, Lourenço perante a corte do imperador Valeriano (1447-1450)
♦ Fra Angelico, O Crucificado e São Domingos (1437-1446), Museu São Marcos, Florença
♦ Fra Angelico, O Juízo Final (1432-1435), detalhe
♦ Fra Angelico, Todos os Santos, 1428-30, Galeria Nacional, Londres
♦ Fra Angelico, Tomás com a Suma, Museu São Marcos, Florença
♦ Fra Bartolommeo (1472-1517), Santo Tomás de Aquino
♦ Francesco Gessi (1588-1649), A Tentação de Santo Tomás de Aquino
♦ Francis van Bossuit, Suzana e os juízes anciãos (1700)
♦ Francisco Bayeu y Subías (1734-1795), Santo Tomás de Aquino vencendo aos hereges
♦ Francisco de Goya (1746-1828), O Idiota
♦ Francisco de Goya (1746-1828), O Manicômio
♦ Francisco de Goya, Tribunal do Santo Ofício
♦ Francisco de Zurbarán, O Triunfo de Santo Tomás de Aquino, 1631
♦ Frans Hals, Retrato de René Descartes, Musée du Louvre
♦ Friedrich Pacher, Cristo no Limbo
♦ George Henry Harlow, Retrato de Duas Crianças
♦ Gerard Seghers (1591-1651), O Paciente Jó
♦ Gerard van Honthorst, Adoração dos Pastores, 1622
♦ Gerard van Honthorst (1590-1656), O violinista alegre com um copo de vinho (1624)
♦ Giorgio Vasari (1511-1574), O Martírio de Estêvão (1565)
♦ Giotto, A lamentação, Capella degli Scrovegni, 1304-1306
♦ Giotto, A Ressurreição, Capela Scrovegni, Pádua
♦ Giotto, As Bodas de Caná, Capela Scrovegni, Pádua
♦ Giotto, Crucifixão
♦ Giotto, Jesus ante Caifás, Capela Scrovegni, Pádua
♦ Giotto, Juízo Final, Inferno (detalhe)
♦ Giotto, O anjo Gabriel enviado por Deus
♦ Giotto , Vida de Cristo, Lamentação, Capela Scrovegni de Pádua,detalhe (anjo), anjo 2,anjo 3anjo 4
♦ Giovanni Battista Tiepolo – “Natividade“, 1732
♦ Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770), Raquel sentada sobre os ídolos
♦ Guido Reni (1575-1642), Arcanjo Miguel (cerca de 1636), Santa Maria della Concezione, Roma
♦ Gustaf Vasakyrkan, Os Santos Triunfam Sobre a Heresia, Estocolmo
♦ Gustave Doré (1832-1883), A Mutilação de Maomé (Divina Comédia, Inferno, Canto XXVIII)
♦ Gustave Doré, Canto XIX da Divina Comedia, Inferno (simonia), de Dante Alighieri. Cena: Dante se dirige ao Papa Nicolau III
♦ Gustave Doré, Moisés Quebrando as Tábuas da Lei
♦ Gustave Doré (1832-1883), Os avarentos. Dante conversa com o papa Adriano V (Divina Comédia, Purgatório, Canto XIX)
♦ Gustave Doré, Satanás
♦ Henri Decaisne (1799-1852), O anjo da guarda (cerca de 1836)
♦ Henryk Siemieradzki, Mulher cristã martirizada sob Nero, numa recriação do mito de Dirce (1897), Museu Nacional de Varsóvia
♦ Hieronymus Bosch, A Extração da Pedra da Loucura (1475-1480), Museu do Prado, Madrid
♦ Hieronymus Bosch, A Nau dos Loucos, Museu do Louvre, Paris
♦ Hieronymus Bosch (1450-1516), Os sete pecados capitais, Museu do Prado, Madrid
Homenagem dos desenhistas ao Papa João Paulo II
♦ Honoré Daumier (1808-1879), Três advogados conversando (1843-48), Phillips Collection, Washington
♦ Igrejas góticas
 ♦ Igrejas românicas
Iluminura séc. XIV: Dante e os cismáticos (art. O Cisma é um pecado especial?) 
♦ Ilustração do Paraíso de Dante, Canto X, primeiro círculo dos 12 professores da sabedoria liderada por Tomás de Aquino
Manuscrito: Copenhagen, a Biblioteca Real (século 15)
♦ Ingobertus (cerca de 880), Rei Salomão em seu Trono
♦ Jacopo Tintoretto (1518-1594), Noli Me Tangere
♦ Jacopo Tintoretto (1518-1594), Santo Agostinho curando os aleijados (1550)
♦ Jacopo Tintoretto (1518-1594), São Marcos salva um sarraceno durante um naufrágio (entre 1562-1566)
♦ Jacques Du Broeucq, Estátua da Esperança, Igreja Sainte-Waudru, Bélgica
♦ James Tissot (1836-1902), Jesus Chorou (entre 1886-1894)
♦ Jan Gossaert (Mabuse), Adão e Eva
♦ Jan Metsys, Santa Maria Madalena, séc. XVI
♦ Jan van Eyck (1390-1441), O Retábulo de Ghent, Anjos Cantores (detalhe).
Jesus e Zaqueu, mosaico na Basílica de São Marcos, Veneza
Jogos medievais
♦ Johann Heinrich Füssli, O pecado seguido da morte (1794-1796)
♦ Josefa de Óbidos (1630-1684), Natividade
♦ Josefa de Óbidos, Natividade
♦ José de Ribera (1591-1652), A Madalena penitente
♦ Juan de Peñalosa, Santo Tomás de Aquino (aprox. 1610), Córdoba
♦  Juan Manuel Blanes (1830-1901), “Demônio, Mundo e Carne” (1886)
Julius Schnorr von Carolsfeld (1794–1872), Adão e Eva expulsos do Paraíso (1851-1860)
♦ Leon Marie Dansaert (1830-1909), O Duelo
♦ Leonardo da Vinci (1452-1519), A Última Ceia (1495-1498)
♦ Leonardo da Vinci (1452-1519), A Virgem, o Menino e Santa Ana (1510)
♦ Leonardo da Vinci, Homem Vitruviano (aprox. 1490)
♦ Louis Carmontelle (1717-1806), Retrato do Barão d’Holbach (1766), um defensor do ateísmo no séc. XVIII
♦ Luca della Robbia, Platão e Aristóteles, Florença
♦ Lucas Cranach, Adão e Eva, 1526, óleo sobre madeira, Londres
♦ Lucas Valdés (1661-1725), Virgem do Rosário, São Domingos e Santa Catarina de Sena, Museu de Sevilha
♦ Ludovico Carracci (1555-1619), Anjo liberta as almas do purgatório
♦ Matthias Gothart Grünewald, Crucifixão (1512-1516)
♦ Michelangelo Buonarroti, 1511, teto da Capela Sistina
♦ Michelangelo Bounarroti (1475-1564), A Queda e a Expulsão do Paraíso, Capela Sistina (detalhe)
♦ Michelangelo Buonarroti, Deus criando o sol e a lua, Capela Sistina
♦ Michelangelo Buonarroti, O profeta Ezequiel (1510), Capela Sistina
♦ Michelangelo Buonarroti, O Último Julgamento, Capela Sistina
♦ Mihály Zichy (1827-1906), O Triunfo do Gênio da Destruição (1878)
♦ Missal Weingarten, iluminura sobre pergaminho, cerca de 1210
Moisés de Michelangelo
Monge copista medieval, séc. XV
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora de Fátima
O Imperador Justiniano, mosaico na Basílica de San Vitale, Ravena
♦ O Milagre de Lanciano
♦ Palma il Giovane (Jacopo Palma)(1548-1628), Lava-pés
♦ Paul Gauguin, Cristo no Horto das Oliveiras (1889)
♦ Pedro Berruguete (1450-1504), Milagre de S. Domingos de Gusmão frente aos albigenses
♦ Peter Paul Rubens (1577-1640), Os quatro filósofos (1611)
♦ Peter Paul Rubens (1577-1640), Teresa de Ávila (1615)
♦ Philipp Veit, O Céu do Sol, com Dante e Beatriz, Tomás de Aquino, Alberto Magno, Pedro Lombardo e outros
♦ Piero di Cosimo (1462-1521), Santo Antão
♦ Pieter Brueghel, Jogos de Criança, 1560
♦ Pieter Bruegel o velho, Torre de Babel (1563), Viena, Áustria
♦ Pietro da Cortona (1596-1669), Anjo da Guarda (1656), Roma
♦ Pietro Longhi (1702-1785), O Charlatão (1757)
♦ Púlpito de Siena, em mármore de Carrara, 1265
♦ Rafael Sanzio, A Escola de Atenas, Palácio Apostólico, Vaticano
♦ Rafael Sanzio, A Ressurreição de Cristo ou Ressurreição Kinnaird
♦ Rafael Sanzio, As Três Graças, 1504-1505
♦ Rafael Sanzio, Deus Pai, Nápoles
♦ Rafael, Disputa do SS. Sacramento
♦ Rafael Sanzio, São João Batista (1518)
♦ Redescobrindo Giotto
♦ Rembrandt, A Sagrada Família (1635) (Art. TR: Cristo teve um corpo de carne ou terrestre?)
♦ Rembrandt, A Volta do Filho Pródigo (+/- 1662)
♦ Rembrandt, Despedida de David e Jônatas (1642), São Petersburgo (Art. Reginaldo de Piperno)
♦ Rembrandt, Moisés com as Tábuas da Lei, 1659
♦ Rembrandt, O Apóstolo Paulo
♦ Rembrandt, Parábola do Rico Insensato (1627)
♦ Rembrandt, São Tiago em Oração (1661)
♦ Robert Fudd, representação gráfica da consciência, séc XVII
♦ Rogier van der Weyden, Os Sete Sacramentos (1445)
♦ Rubens, Anunciação, 1628
♦ Santa Teresa Benedita da Cruz – Edith Stein, (Deutsche Bundespost, 1983)
♦ Santo Sudário
Santo Tomás de Aquino, Brooklyn Museum, entre 1700-1799
♦ Sasseta (Stefano di Giovanni, 1392-1450), Santo Tomás de Aquino em Oração (1430-1432), Budapest
♦ Simon Ushakov (1626-1686), A Última Ceia (1685)
♦ Simone Martini (1285-1344), Santo Agostinho (1320-1325), Fitzwilliam Museum, Cambridge
♦ Theotokos de Vladimir (Nossa Senhora de Vladimir), séc. XII
♦Ticiano, Kirschen-Madonna (em alemão), cerca de 1516-1518, Kunsthistorisches Museum
♦ Ticiano (1490-1576), Madona com o coelho (aprox. 1530)
♦ Tintoretto, A Última Ceia, 1592
♦ Tintoretto, Ecce Homo, MASP
♦ Tímpano da catedral de Autun – séc XII
♦ Tipologia iconográfica da Theotókos Eleúsa
♦ William-Adolphe Bouguereau, O Dia da Morte (1859)
♦ William-Adolphe Bouguereau (1825-1905), Dante e Virgílio no Inferno (1850)
 
 
 
 
Albrecht Dürer (1471-1528), Adão e Eva, Museu do Prado, Madrid
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