Imagens
♦ A Última Ceia, em St-Jakobskirche, Rothenburg ob der Tauber, Alemanha ♦ Agnolo Bronzino, o nascimento de Jesus, 1535-40 ♦ Albrecht Dürer (1471-1528), Adão e Eva, Museu do Prado, Madrid ♦ Albrecht Dürer (1471-1528), Eva (detalhe), Museu do Prado, Madrid ♦ Albrecht Dürer, Adoração da Santíssima Trindade, 1511 ♦ Ambrosius Holbein, xilogravura de uma edição de Utopia de 1518 ♦ Andrea de Firenze: Triunph of the Church and Navicella (1365-68) ♦ Andrea del Verrocchio e Leonardo da Vinci, O Batismo de Cristo (1475) ♦ Andrea Della Robbia, S. Francesco e S. Domenico ♦ Andrea di Bonaiuto, Igreja Santa Maria Novella, Firenze ♦ Andrea Mantegna (1431-1506), Agonia no Getsêmani (cerca de 1460) ♦ Andrea Mantegna, São Jerônimo Penitente no Deserto (1448-1451), Museu de Arte de São Paulo – MASP ♦ Angelo Bronzino (1503-1572), A Loucura (detalhe), National Gallery, Londres ♦ Anjo da guarda e demônio no juízo final, Catedral de Notre Dame de Paris, portal central ♦ Ampola com sangue do Beato João Paulo II ♦ Anthony van Dyck (1599-1641), Santo Ambrósio proíbe o imperador Teodósio de entrar na igreja, National Gallery, Londres ♦ Antonio Canova (1757-1822), Insegnare agli ignoranti (1795) ♦ Antonio Ciseri (1821-1891), Cristo levado ao sepulcro (1864-1870) ♦ Antonio Ciseri (1821-1891), Ecce Homo ♦ Antonio Ciseri (1821-1891), Santa Felicita e il martirio dei Maccabei (1863) ♦ Antonio Maria Esquivel (1806-1857), La caída de Luzbel, Museo del Prado ♦ Autor anônimo, O homem rico e Lázaro (cerca de 1610), Amsterdam ♦ Auschwitz, Prisioneiros cavando valas ♦ Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682), São Tomás de Villanueva distribuindo esmolas ♦ Beato John Henry Newman (1801-1890) ♦ Bernardo Cavallino, Adoração dos Magos (séc XVII) ♦ Breviário de Belleville, 1323-1326 ♦ Caravaggio, A inspiração de São Mateus (1602), Igreja San Luigi dei Francesi, Roma ♦ Caravaggio, “Adoração dos Pastores“, 1609. Óleo sobre tela 314 x 211 cm ♦ Caravaggio, Amor Vincet Omnia (O amor vence tudo)(1602-03), Representação do deus Eros ♦ Caravaggio, Conversão de São Paulo a caminho de Damasco (1600-1601) ♦ Caravaggio, Crucificação de São Pedro, 1600-1601 ♦ Caravaggio, O Sacrifício de Isaac (1603) ♦ Caravaggio, O Chamado de São Pedro e Santo André (1603-06) ♦ Caravaggio, Vocação de São Mateus (1600) ♦ Carl Bloch (1834-1890), O Sermão do Monte ♦ Carlo Crivelli, Santo Tomás de Aquino, 1476 ♦ Cesare Zocchi, O Soberbo, detalhe do monumento a Dante em Trento ♦ Chesterton ♦ Código de Hamurabi (parte superior do monólito, Museu do Louvre, Paris) ♦ Conquista de Constantinopla pelos Cruzados em 1204 – Séc. XIII (autor desconhecido) ♦ Cristo Pantocrator, Catedral de Monreale, Sicília, Itália. ♦ Cristo Pantocrátor: o mais antigo ícone conhecido ♦ Dante, de Domenico di Michelino (1417-1491), igreja de Santa Maria del Fiore, Florença ♦ Davide Ghirlandaio (1452-1525), A Virgem e o Menino com os santos Apolônia e Sebastião (aprox. 1490) ♦ Diego Velázquez, Coroação da Virgem, Museu do Prado, Madrid ♦ Diego Velázquez, Os Bêbados ou O Triunfo de Baco (1629), Museu do Prado, Madrid ♦ Diego Velázquez (1599-1660), Tentação de Santo Tomás de Aquino (1632) ♦ Domenichino (Domenico Zampieri)(1581-1641), Paisagem com Moisés e a Sarça Ardente ♦ Domenico Beccafumi, Anunciação (1545-1546) ♦ Domenico Ghirlandaio, Maria e o Menino entre anjos e santos, 1486 ♦ El Greco, A Ressurreição, museu do Prado, Madrid ♦ El Greco (Doménikos Theotokópoulos, 1541-1614), A Última Ceia ♦ El Greco, Cristo carregando a cruz, 1580 ♦ El Greco, Maria Madalena penitente ♦ El Greco, O Enterro do Conde de Orgaz♦ El Greco, Pentecostes (1600), Museu do Prado, Madrid ♦ El Greco, Pio V ♦ Esculturas ♦ Fé e Razão unidas, Ludwig Seitz (1844-1908), Galleria dei Candelabri, Vaticano ♦ Filippino Lippi, Triunfo de São Tomás de Aquino sobre os hereges ♦ Fra Angelico, A Disputa de São Domingos e o Milagre do Livro (1430-1432) ♦ Fra Angelico e Filippo Lippi, Adoração dos Magos, Galeria Nacional de Arte, Washington ♦ Fra Angelico, Comunhão dos Apóstolos, Museu de São Marcos, Florença ♦ Fra Angelico, Anunciação ♦ Fra Angelico, Domingos de Gusmão ♦ Fra Angelico, Lourenço perante a corte do imperador Valeriano (1447-1450) ♦ Fra Angelico, O Crucificado e São Domingos (1437-1446), Museu São Marcos, Florença ♦ Fra Angelico, O Juízo Final (1432-1435), detalhe ♦ Fra Angelico, Todos os Santos, 1428-30, Galeria Nacional, Londres ♦ Fra Angelico, Tomás com a Suma, Museu São Marcos, Florença ♦ Fra Bartolommeo (1472-1517), Santo Tomás de Aquino ♦ Francesco Gessi (1588-1649), A Tentação de Santo Tomás de Aquino ♦ Francis van Bossuit, Suzana e os juízes anciãos (1700) ♦ Francisco Bayeu y Subías (1734-1795), Santo Tomás de Aquino vencendo aos hereges ♦ Francisco de Goya (1746-1828), O Idiota ♦ Francisco de Goya (1746-1828), O Manicômio ♦ Francisco de Goya, Tribunal do Santo Ofício ♦ Francisco de Zurbarán, O Triunfo de Santo Tomás de Aquino, 1631 ♦ Frans Hals, Retrato de René Descartes, Musée du Louvre ♦ Friedrich Pacher, Cristo no Limbo ♦ George Henry Harlow, Retrato de Duas Crianças ♦ Gerard Seghers (1591-1651), O Paciente Jó ♦ Gerard van Honthorst, Adoração dos Pastores, 1622
♦ Gerard van Honthorst (1590-1656), O violinista alegre com um copo de vinho (1624) ♦ Giorgio Vasari (1511-1574), O Martírio de Estêvão (1565) ♦ Giotto, A lamentação, Capella degli Scrovegni, 1304-1306 ♦ Giotto, A Ressurreição, Capela Scrovegni, Pádua ♦ Giotto, As Bodas de Caná, Capela Scrovegni, Pádua ♦ Giotto, Crucifixão ♦ Giotto, Jesus ante Caifás, Capela Scrovegni, Pádua ♦ Giotto, Juízo Final, Inferno (detalhe) ♦ Giotto, O anjo Gabriel enviado por Deus ♦ Giotto , Vida de Cristo, Lamentação, Capela Scrovegni de Pádua,detalhe (anjo), anjo 2,anjo 3, anjo 4 ♦ Giovanni Battista Tiepolo – “Natividade“, 1732 ♦ Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770), Raquel sentada sobre os ídolos ♦ Guido Reni (1575-1642), Arcanjo Miguel (cerca de 1636), Santa Maria della Concezione, Roma ♦ Gustaf Vasakyrkan, Os Santos Triunfam Sobre a Heresia, Estocolmo ♦ Gustave Doré (1832-1883), A Mutilação de Maomé (Divina Comédia, Inferno, Canto XXVIII) ♦ Gustave Doré, Canto XIX da Divina Comedia, Inferno (simonia), de Dante Alighieri. Cena: Dante se dirige ao Papa Nicolau III ♦ Gustave Doré, Moisés Quebrando as Tábuas da Lei ♦ Gustave Doré (1832-1883), Os avarentos. Dante conversa com o papa Adriano V (Divina Comédia, Purgatório, Canto XIX) ♦ Gustave Doré, Satanás ♦ Henri Decaisne (1799-1852), O anjo da guarda (cerca de 1836) ♦ Henryk Siemieradzki, Mulher cristã martirizada sob Nero, numa recriação do mito de Dirce (1897), Museu Nacional de Varsóvia ♦ Hieronymus Bosch, A Extração da Pedra da Loucura (1475-1480), Museu do Prado, Madrid ♦ Hieronymus Bosch, A Nau dos Loucos, Museu do Louvre, Paris ♦ Hieronymus Bosch (1450-1516), Os sete pecados capitais, Museu do Prado, Madrid ♦ Homenagem dos desenhistas ao Papa João Paulo II ♦ Honoré Daumier (1808-1879), Três advogados conversando (1843-48), Phillips Collection, Washington ♦ Igrejas góticas ♦ Igrejas românicas ♦ Iluminura séc. XIV: Dante e os cismáticos (art. O Cisma é um pecado especial?) ♦ Ilustração do Paraíso de Dante, Canto X, primeiro círculo dos 12 professores da sabedoria liderada por Tomás de Aquino Manuscrito: Copenhagen, a Biblioteca Real (século 15) ♦ Ingobertus (cerca de 880), Rei Salomão em seu Trono ♦ Jacopo Tintoretto (1518-1594), Noli Me Tangere ♦ Jacopo Tintoretto (1518-1594), Santo Agostinho curando os aleijados (1550) ♦ Jacopo Tintoretto (1518-1594), São Marcos salva um sarraceno durante um naufrágio (entre 1562-1566) ♦ Jacques Du Broeucq, Estátua da Esperança, Igreja Sainte-Waudru, Bélgica ♦ James Tissot (1836-1902), Jesus Chorou (entre 1886-1894) ♦ Jan Gossaert (Mabuse), Adão e Eva ♦ Jan Metsys, Santa Maria Madalena, séc. XVI ♦ Jan van Eyck (1390-1441), O Retábulo de Ghent, Anjos Cantores (detalhe). ♦ Jesus e Zaqueu, mosaico na Basílica de São Marcos, Veneza ♦ Jogos medievais ♦ Johann Heinrich Füssli, O pecado seguido da morte (1794-1796) ♦ Josefa de Óbidos (1630-1684), Natividade ♦ Josefa de Óbidos, Natividade ♦ José de Ribera (1591-1652), A Madalena penitente ♦ Juan de Peñalosa, Santo Tomás de Aquino (aprox. 1610), Córdoba ♦ Juan Manuel Blanes (1830-1901), “Demônio, Mundo e Carne” (1886) ♦ Julius Schnorr von Carolsfeld (1794–1872), Adão e Eva expulsos do Paraíso (1851-1860) ♦ Leon Marie Dansaert (1830-1909), O Duelo ♦ Leonardo da Vinci (1452-1519), A Última Ceia (1495-1498) ♦ Leonardo da Vinci (1452-1519), A Virgem, o Menino e Santa Ana (1510) ♦ Leonardo da Vinci, Homem Vitruviano (aprox. 1490) ♦ Louis Carmontelle (1717-1806), Retrato do Barão d’Holbach (1766), um defensor do ateísmo no séc. XVIII ♦ Luca della Robbia, Platão e Aristóteles, Florença ♦ Lucas Cranach, Adão e Eva, 1526, óleo sobre madeira, Londres ♦ Lucas Valdés (1661-1725), Virgem do Rosário, São Domingos e Santa Catarina de Sena, Museu de Sevilha ♦ Ludovico Carracci (1555-1619), Anjo liberta as almas do purgatório ♦ Matthias Gothart Grünewald, Crucifixão (1512-1516) ♦ Michelangelo Buonarroti, 1511, teto da Capela Sistina ♦ Michelangelo Bounarroti (1475-1564), A Queda e a Expulsão do Paraíso, Capela Sistina (detalhe) ♦ Michelangelo Buonarroti, Deus criando o sol e a lua, Capela Sistina ♦ Michelangelo Buonarroti, O profeta Ezequiel (1510), Capela Sistina ♦ Michelangelo Buonarroti, O Último Julgamento, Capela Sistina ♦ Mihály Zichy (1827-1906), O Triunfo do Gênio da Destruição (1878) ♦ Missal Weingarten, iluminura sobre pergaminho, cerca de 1210 ♦ Moisés de Michelangelo ♦ Monge copista medieval, séc. XV ♦ Nossa Senhora Aparecida ♦ Nossa Senhora de Fátima ♦ O Imperador Justiniano, mosaico na Basílica de San Vitale, Ravena ♦ O Milagre de Lanciano ♦ Palma il Giovane (Jacopo Palma)(1548-1628), Lava-pés ♦ Paul Gauguin, Cristo no Horto das Oliveiras (1889) ♦ Pedro Berruguete (1450-1504), Milagre de S. Domingos de Gusmão frente aos albigenses ♦ Peter Paul Rubens (1577-1640), Os quatro filósofos (1611) ♦ Peter Paul Rubens (1577-1640), Teresa de Ávila (1615) ♦ Philipp Veit, O Céu do Sol, com Dante e Beatriz, Tomás de Aquino, Alberto Magno, Pedro Lombardo e outros ♦ Piero di Cosimo (1462-1521), Santo Antão ♦ Pieter Brueghel, Jogos de Criança, 1560 ♦ Pieter Bruegel o velho, Torre de Babel (1563), Viena, Áustria ♦ Pietro da Cortona (1596-1669), Anjo da Guarda (1656), Roma ♦ Pietro Longhi (1702-1785), O Charlatão (1757) ♦ Púlpito de Siena, em mármore de Carrara, 1265 ♦ Rafael Sanzio, A Escola de Atenas, Palácio Apostólico, Vaticano ♦ Rafael Sanzio, A Ressurreição de Cristo ou Ressurreição Kinnaird ♦ Rafael Sanzio, As Três Graças, 1504-1505 ♦ Rafael Sanzio, Deus Pai, Nápoles ♦ Rafael, Disputa do SS. Sacramento ♦ Rafael Sanzio, São João Batista (1518) ♦ Redescobrindo Giotto ♦ Rembrandt, A Sagrada Família (1635) (Art. TR: Cristo teve um corpo de carne ou terrestre?) ♦ Rembrandt, A Volta do Filho Pródigo (+/- 1662) ♦ Rembrandt, Despedida de David e Jônatas (1642), São Petersburgo (Art. Reginaldo de Piperno) ♦ Rembrandt, Moisés com as Tábuas da Lei, 1659 ♦ Rembrandt, O Apóstolo Paulo ♦ Rembrandt, Parábola do Rico Insensato (1627) ♦ Rembrandt, São Tiago em Oração (1661) ♦ Robert Fudd, representação gráfica da consciência, séc XVII ♦ Rogier van der Weyden, Os Sete Sacramentos (1445) ♦ Rubens, Anunciação, 1628 ♦ Santa Teresa Benedita da Cruz – Edith Stein, (Deutsche Bundespost, 1983) ♦ Santo Sudário ♦ Santo Tomás de Aquino, Brooklyn Museum, entre 1700-1799 ♦ Sasseta (Stefano di Giovanni, 1392-1450), Santo Tomás de Aquino em Oração (1430-1432), Budapest ♦ Simon Ushakov (1626-1686), A Última Ceia (1685) ♦ Simone Martini (1285-1344), Santo Agostinho (1320-1325), Fitzwilliam Museum, Cambridge ♦ Theotokos de Vladimir (Nossa Senhora de Vladimir), séc. XII ♦Ticiano, Kirschen-Madonna (em alemão), cerca de 1516-1518, Kunsthistorisches Museum ♦ Ticiano (1490-1576), Madona com o coelho (aprox. 1530) ♦ Tintoretto, A Última Ceia, 1592 ♦ Tintoretto, Ecce Homo, MASP ♦ Tímpano da catedral de Autun – séc XII ♦ Tipologia iconográfica da Theotókos Eleúsa ♦ William-Adolphe Bouguereau, O Dia da Morte (1859) ♦ William-Adolphe Bouguereau (1825-1905), Dante e Virgílio no Inferno (1850)
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