Tomás responde: Os santos que estão no céu oram por nós?

Fra Angelico, 1428-30, Galeria Nacional, Londres (clique para ampliar)

Parece que os santos que estão no céu não oram por nós:

1. Com efeito, o ato é mais meritório para quem o pratica do que para os outros. Ora, os santos que estão no céu não merecem para si, nem mesmo para si oram, porque já atingiram o termo. Logo, também não oram por nós.

2. Além disso, a vontade dos anjos está perfeitamente identificada com a de Deus, e eles não querem senão o que Ele quer. Ora, a vontade de Deus é sempre cumprida. Logo, seria inútil os santos orarem por nós.

3. Ademais, assim como os santos, que estão no céu, são superiores a nós, também o são as almas do purgatório, pois não podem mais pecar. Ora, as almas do purgatório não oram por elas mesmas, nós é que rezamos por elas. Logo, nem os santos que estão no céu oram por nós.

4. Ademais, se os santos do céu orassem por nós, a oração dos mais santos seria também mais eficaz. Logo, não convém pedir a intercessão dos menos santos, mas, somente a dos mais santos.

5. Ademais, a alma de Pedro não é Pedro. Portanto, se as almas dos santos orassem por nós enquanto estão separadas dos corpos, não deveríamos pedir a Pedro para orar por nós, mas à sua alma. Ora, a Igreja faz o contrário. Logo, os santos, ao menos antes da ressurreição, não oram por nós.

EM SENTIDO CONTRÁRIO, lê-se nas Escrituras: “Este é Jeremias, o profeta de Deus, que muito ora pelo povo e por toda a cidade santa” (2Mac 15, 14).

RESPONDO. Escreve Jerônimo: “Errou Vigilâncio quando escreveu que enquanto na terra vivemos, podemos orar muito uns pelos outros. Após a morte, porém, não será ouvida a oração pelos outros de ninguém, como não foram, sobretudo as dos mártires, que pediam a vingança do seu sangue”. Mas isso é falso. Quanto mais perfeitos em caridade são os santos nos céus, tanto mais oram pelos que estão na terra que podem ser auxiliados pela oração. Ademais, quanto mais estão unidos a Deus, tanto mais serão as suas orações atendidas. A ordenação divina está determinada de modo que a perfeição dos superiores redunde nos inferiores, como a luz do sol ilumina o ar. Por isso, se diz de Cristo: “Subiu por si mesmo para Deus para interpelar por nós” (Hb 7, 25). E assim corrige Jerônimo o texto de Vigilância: “Se os apóstolos e os mártires, ainda no corpo, podiam orar pelos outros, quando ainda deviam preocupar-se por eles mesmos, quanto mais o poderão após coroados, vitoriosos e triunfantes!”.

Quanto às objeções iniciais, portanto, deve-se dizer que:

1. Aos santos que estão no céu, por serem bem-aventurados, nada lhes falta a não ser a glória do corpo pela qual oram. Ora, ademais, por nós, pois nos falta a última perfeição da bem-aventurança. As suas orações possuem impetração eficaz por causa dos seus méritos anteriores e por causa da aceitação divina.

2. Os santos pedem aquilo que Deus quer que seja feito pelas orações deles. E o pedem porque sabem que as suas orações se cumprem segundo a vontade de Deus.

3. Os que estão no purgatório, embora sejam superiores a nós devido à impecabilidade, são inferiores a nós quanto às penas que sofrem. Por isso não estão em condição de orar; pelo contrário, é preciso orar por eles.

4. Deus quer que os seres inferiores sejam auxiliados por todos os superiores. Por isso, é conveniente orar não apenas para os mais santos, como também para os menos santos. Se assim não fosse, dever-se-ia recorrer só à misericórdia divina. Não obstante, às vezes acontece que a súplica de um menos santo seja mais eficaz, ou porque implora com maior devoção, ou porque Deus quer fazer conhecida a santidade deles.

5. Os santos, enquanto estavam na terra, mereceram orar por nós, por isso, os invocamos com os nomes que tinham na terra e pelos quais mais os conhecemos. Além disso, porque nos sugerem a fé na ressurreição, como se lê no Livro do Êxodo: “Eu sou o Deus de Abraão…” etc. (3, 6).

Fonte: ST II-II, 83, 11

Anúncios

11 Responses to Tomás responde: Os santos que estão no céu oram por nós?

  1. Sergio matosinhos de oliveira says:

    Eu deixo para vossa meditação o cap:09 de Eclesiastes verc:5 e 6 e cap:12 do mesmo livro verc:7. Eu poderia em numerar varias passagens bíblicas que fala sobre o que acontece com as pessoas quando morrem,só digo a vocês que eu conheço um DEUS de muito AMOR que não deixaria uma pessoa que pecou talvez uns 50 ou 80 anos num lugar de fogo eterno talvez uns 200 ou 1.0000 anos como o povo de Sodoma e Gomorra que morreram já mais ou menos uns 6.0000 anos.

  2. Adao Riceles says:

    Meu Deus tem misericordia!
    Meu Deus, quanta ignorança percebemos nos nossos irmaos protestantes. Meus karos, aki vai um conselho: procuram estudar mais as Sagradas Escrituras, mas a questao nao é estudar, e sim interpreta-las de forma correta, de acordo com os preceitos de Deus. O que é preceitos para vcs? quando se diz para interpretar d acordo com os preceitos de Deus logicamente significa nao interpretar de acordo com os preceitos de homens (protestantes). nao se pode tirar e nem acrescentar algo da palavra e nem tao pouko extrapolar a palavra de Deus. Isso é uma blasfemia muito grande q vcs fazem, deviam se converter pois estao se auto condenando ao fogo eterno.

  3. Malcon katolico says:

    E o mais obvio que os santos intercedem por nós, é que eles são co-herdeiros das promessas de cristo, e Jesus Cristo, nos promete que teremos o poder de sermos chamados filhos de Deus, ou seja, junto com Jesus Cristo, participaremos da mesma graça que ele, e isso faz com que os santos, Intercedam por nós, pois igual ao filho, a doçura dos santos, é interceder para salvação dos Homens, que coisa linda meu Deus 😀 eu era protestante, e depois vi que os santos são participantes da mesma graça de Jesus Cristo..a Todos Salve Maria santissima.

  4. Miguel says:

    Alguns protestantes têm, por misericórdia divina, menos culpa devido à profunda ignorância em que estão mergulhados, e isso nota-se nos comentários que fazem. Normalmente são pessoas menos letradas, com menos instrução e, portanto, mais fáceis de manipular. Há quem cometa suicídio coletivo para que as suas almas viagem nas caudas dos cometas que passam perto da terra. Há quem pratique poligamia porque dizem que “deus” está com eles. E temos finalmente todas as seitas de denominação cristã, que pensam adorar a Deus, mas no fundo adoram uma “caricatura recortada”, feita à sua própria medida, que em tudo se submete aos seus caprichos eréticos. Por isso, desculpem, mas sempre disse e repito: «As seitas protestantes são o caixote do lixo de pessoas de tendência corrupta e mal formadas».
    Peço a Deus, não o castigo, mas a conversão verdadeira para os néscios deste mundo…

  5. Relacionado ao que escreveu Maria Isabel Custódio Borges e David: acessem o site http://www.catolicismo.com.br, na busca escrevam PURGATORIO e vocês terão as respostas de que precisam. Mas posso adiantar que as Santas Almas do Purgatório podem sim interceder por nós.

    Salve Maria!

  6. jose longuinho de oliveira says:

    ESSE QUADRO DOS SANTOS ORANDO PELOS VIVOS NO CÉU, HEIN? ISSO VENDE E O CATOLICISMO
    ENRIQUECE A CADA DIA MAIS, ATRAVÉS DA IGNORANCIA DOS CATÓLICOS.

  7. jose longuinho de oliveira says:

    Os santos que morreram permanecem mortos até a segunda vinda de N. Senhor Jesus Cristo quando
    acontecerá a primeira ressurreição. Você precisa prestar mais atenção no que diz a sua religião, e ver se
    ela não está colocando a carroça na frente dos bois. A igreja católica costuma usar a biblia como escudo,
    para comprovar as heresias dela. Quando a biblia diz que podemos pedir a intercessão dos santos, não
    é a dos que morreram mas dos santos vivos. Os santos que morreram estão inconscientes, não são
    onipresentes, nem oniscientes, nem onipotentes. Leia Lucas 16:22-31 que você vai entender. Os mortos
    não podem fazer nada pelos vivos. Qualquer pessoa na terra que leva uma vida de acordo com os padrões biblicos é considerada santa, entendeu? E Deus ouve o pedido dela conforme a vontade Dele.
    Você se lembra que, quando a igreja orava no principio do cristianismo, as cadeias se abriam?
    Abra o seu olho com essa tal religiãozinha sua.

  8. jose longuinho de oliveira says:

    A BIBLIA, O ÚNICO LIVRO A QUE PODEMOS RECORRER, NÃO FALA DA CRIAÇÃO DO PURGATÓRIO,
    NEM DO LIMBO, NEM DO INFERNO DE FOGO ESPIRITUAL. ESSES LUGARES FORAM CRIADOS POR
    RELIGIÕES PAGÃS, PARA CONFIRMAREM AS SUAS HERESIAS. A MEDIDA QUE FOR CHEGANDO A
    HORA DO JULGAMENTO, ELAS VÃO ABANDONANDO POR MEDO ESSAS COISAS. O LIMBO FICOU AÍ
    PRESENTE POR MILHARES DE ANOS, MAS JÁ FOI ABANDONADO. DEUS ESTÁ ESPERANDO QUE ESSAS RELIGIÕES PAGÃS SE ARREPENDAM. MUITOS PAPAS QUE MORRERAM DETERMINADOS A
    PECAR, SÓ DEUS SABE O FIM DELES. NA REALIDADE O LIMBO NUNCA EXISTIU. FOI UMA MENTIRA QUE INVENTARAM COMO O PURGATÓRIO E O INFERNO DE FOGO. SAI DELA, POVO DE DEUS.

  9. jose longuinho de oliveira says:

    Os católicos não respeitam nem Deus quando cantam: Ó Maria, concebida, sem pecado original.
    Esse é o maior desrespeito para com Deus. Então Maria não é filha de Adão e Eva? A propria Maria sabia
    das condições dela diante de Deus, e, oferecia pombos como expiação dos seus pecados.
    Essa denominação vai receber um julgamento bem apropriado. Sai dela, povo de Deus. A fumaça dela
    vai subir, e você vai junto.

  10. David says:

    Interessante essa questão. O Catecismo diz que:
    ” Pertence além disso a esse tesouro o valor verdadeiramente imenso e incomensurável e sempre novo que têm junto a Deus as preces e as obras da Bem-aventurada Virgem Maria e de todos os santos que, seguindo as pegadas de Cristo…”(1477).

    E também:
    “Uma vez que os fiés defuntos em vias de purificação também são membros da mesma comunhão dos santos, podemos ajudá-los obtendo para eles indulgências, para libertação das penas temporais devidas por seus pecados.”(1478)

    Porém, não encontrei nenhuma referência a “eles nos ajudarem” com orações.

  11. Maria Isabel Custodio Borges says:

    Sobre o acima explicado, os que estão no purgatório não podem orar por nós que ainda estamos na terra, uma vez que conhecem as penas do pecado?è costume ouvir dizer-se que se pode pedir a intercessão das almas do purgatório, isso então seria um erro?.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: