Tomás responde: Um leigo pode batizar?

Andrea del Verrocchio e Leonardo da Vinci, O Batismo de Cristo (1475)

Parece que um leigo não pode batizar:

1. Com efeito, batizar cabe propriamente à ordem sacerdotal. Ora, o que é próprio de uma ordem não pode ser confiado a quem não tem essa ordem. Logo, um leigo, que não recebeu as ordem, não poderia batizar.

2. Além disso, batizar é algo maior que outros sacramentais que completam o batismo, tais como a catequese, os exorcismos, a bênção da água batismal. Ora, os leigos não podem administrar esses sacramentais, mas só os sacerdotes. Logo, muito menos poderiam batizar.

3. Ademais, a penitência como o batismo é um sacramento de primeira necessidade. Ora, um leigo não pode absolver no foro penitencial. Logo, tampouco pode batizar.

EM SENTIDO CONTRÁRIO, o Papa Gelásio e Isidoro dizem que “se concede ordinariamente aos cristãos leigos batizar em caso de extrema necessidade”.

Convém à misericórdia de quem “quer que todos os homens se salvem”, que permita encontrar-se facilmente o remédio necessário para a salvação. Ora, o batismo é o sacramento mais necessário de todos, pois é o novo nascimento do homem para a vida espiritual. Às crianças não se pode socorrer de outra maneira e os adultos só pelo batismo podem alcançar a plena remissão da culpa e da pena. Por isso, para que o homem não corra o risco de ficar privado de remédio tão necessário, ficou estabelecido que a matéria do batismo seja uma matéria comum, a água, que qualquer um pode obter, e o ministro da batismo seja também qualquer um, mesmo não ordenado, para que ninguém venha a sofrer a perda de sua salvação por falta do batismo.

Quanto às objeções iniciais, portanto, deve-se dizer que:

1. Reserva-se à ordem sacerdotal batizar por motivo de conveniência e solenidade, mas isto não é necessário ao sacramento. Por isso, se um leigo batiza fora do caso de necessidade, certamente peca, mas administra o sacramento do batismo, e quem tiver sido assim batizado não deve ser rebatizado.

2. Os sacramentais citados pertencem à solenidade do batismo; não lhe são necessários. Por conseguinte, não devem nem podem ser realizados por um leigo, mas só por um sacerdote, a quem cabe administrar o batismo solene.

3. A penitência não é de tanta necessidade como o batismo, pois a contrição pode suprir a falta da absolvição sacerdotal, embora não liberte de toda a pena, nem se aplique a crianças. Não é, pois, semelhante ao batismo, cujo efeito não pode ser suprido por nada.

Suma Teológica III, q.67, a.3

Santo Tomás de Aquino, Cristo, Igreja, teologia, filosofia

Anúncios

One Response to Tomás responde: Um leigo pode batizar?

  1. leo says:

    meu amado – o batismo em aguas foi abolido – veja isto – joão batizava na Agua , ERA provisório, mas aquele q vem batiza no ESPIRITO SANTO – Joa 1;29a34 – Joa 3;5 – Atos 8;15a18 – atos 11;14a17 – atos 19;1a 7 – Os mandamentos q nos ensinaram são falsos – OS VERDADEIROS EXOD 20 – Deut 5;7 – como guardar e ensinar Deut 6;4 – se YAHUSHUA (Jesus)GUARDOU? – João 15;10 – se ele aboliu Mat 5;17 – O DIZIMO TBEM FOI ABOLIDO – 2Cor 12;a18 – As leis em forma de Ordenanças, Dizimo,Batismo e etc foram abolidos. –

    PORTANTO QUALQUER UM PODE BATIZAR, 1- DEVE, CONVERTER-se UNICAMENTE AO SENHOR (não pra santos ou Religiões) 2- DEVE SER UNICAMENTE UM CRISTÃO – 3- DEVE BATIZAR NO ESPIRITO SANTO (Espirito da Verdade) Este é o PARACLICO que ele ia enviar a nós – Leia João 16;5a14 – Ele está enviando, espero q chegue a vc tbem..meu IRMÃO.

    Pastor/Padre/Papas – Reverendos e ETc – Não entram no Reino de Deus.. Tá Escrito – Veja
    Isa 56;9 compare com Apoc 22;15 – Leia Ger 25;34 – Ezeq 34 – IDOLATRAS FICAM DE FORA – APOC 22;15 –

    Estude a Biblia e entenderá – O pai te faz um Convite – Ser um servo da Verdade p/ Todos
    P/ DESCOBRIR AS COISAS MAIS FACEIS – use a biblia ON_LINE – e no sistema de busca – procure pela palavra q tens desejo em conhecer e, então verá todos os capítulos referentes a PALAVRA PROCURADA…

    FIQUE NA PAZ DO PAI ETERNO – LEIA E ENTEDERÁ –

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: