Tomás responde (a Dilma): toda hipocrisia é sempre um pecado?

RESPONDO: Como foi dito, a virtude da verdade exige que nos mostremos por sinais exteriores tais quais somos na realidade. Ora, os sinais exteriores não se reduzem apenas às palavras, mas a atos também. O fato de alguém, por palavras, manifestar alguma coisa diferente daquilo que pensa, contraria a virtude da verdade, pois é da ordem da mentira. Da mesma maneira, contrariamos também a virtude da verdade quando, por intermédio de sinais que são atos ou coisas, nos mostramos diferentes daquilo que realmente somos no fundo de nós mesmos, e é isto o que se chama propriamente de simulação. Assim, a simulação é propriamente uma mentira constituída por sinais dos atos externos. Não importa que alguém minta por palavras ou por qualquer outro ato, como acima foi dito. Desta forma, assim como toda mentira é pecado, segue-se também que toda simulação é pecado.

Obs: Tomás usa a palavra “simulação” (simulatio) onde, no título, utilizei a palavra “hipocrisia” (hypocrisis), pois esta me parece mais adequada ao vídeo acima. A troca se justifica em função do artigo seguinte (A hipocrisia é a mesma coisa que a simulação?), no qual Sto. Tomás escreve: “Portanto, pode-se dizer que a hipocrisia é uma simulação; não porém uma simulação qualquer, mas só aquela em que alguém simula ser outra pessoa, como o pecador que quer se fazer passar por justo”.

Fonte: ST II-II, 111, 1

Anúncios

2 Responses to Tomás responde (a Dilma): toda hipocrisia é sempre um pecado?

  1. Zergui says:

    Qual poderia ser o objetivo de consolidar uma potência vermelha na América Latina (do Sul e Central)?

    Fortalecer a intenção inicial de neutralizar ou derrotar o “imperialismo norte-americano”, quando tornaram Cuba um país comunista.

    O “Tio Sam” estaria então com os “calcanhares” imobilizados por combatentes que estão sendo ensinados a odiá-lo.

    Será que os donos do botão de acionamento de ogivas nucleares permitirão isso?

    Talvez aí resida, realmente, o início do “Fim dos Tempos”, a partir de uma simples decisão popular de votar em Dilma.

    Por que será que foi ela a escolhida como candidata, se em nada contribuiu até hoje para engrandecer ou defender a Pátria?

    O passado dessa mulher não nos indica que ela tem valores para honrar, para resgatar, para espelhar-se.

    E o maior risco é que tudo será feito “oficialmente”, já que as urnas deram (ou foram fraudadas?) maioria aos representantes do Mal. Em se elegendo a candidata de proveta, não haverá mais a necessidade de abastecerem meias e cuecas com maços de dinheiro.

    Tudo será aprovado automaticamente, começando com o PNDH-3, seguindo com a lei das palmadas, a descrimininalização do uso de drogas e do aborto, o reconhecimento estatal da união entre pessoas do mesmo sexo, além de tantas outras medidas que visam aniquilar por completo a família brasileira.

  2. Hercilio Rique de Sousa says:

    Estamos vivendo um tempo negro na passagem deste século. É o poder das travas que domina aqueles que não conhecem, tão pouco meditam as escrituras. É a luta do poder do mal contra o bem. Estamos vivendo momentos em que o livro da Revelação já profetiza para o fim dos tempos, como Inversões de valores de todas as formas e tantas outras babáries.Se realmente a candidata Dilma for eleita, aliada a outros que compactuam com as suas idéias, o nosso continente passará a ser dominado por esta força do mal, mas são dígnos de misericórdia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: