Tomás responde: Os maus podem fazer milagres?

Fra Angelico, A Disputa de São Domingos e o Milagre do Livro (1430-1432)

Parece que os maus não podem fazer milagres:

1. Com efeito, os milagres se obtêm pela oração. Ora, a oração do pecador não merece ser ouvida, conforme dz o Evangelho de João: “Nós sabemos que Deus não ouve os pecadores” (9, 31), e no livro dos Provérbios: “Quem desvia os seus ouvidos para não ouvir a Lei, até a sua oração será execrável” (28, 9). Logo, parece que os maus não podem fazer milagres.

2. Além disso, os milagres se atribuem à fé, segundo afirma o Senhor: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Transporta-te daqui para lá, e ele se transportará” (Mt 17, 19). Ora, “a fé sem obras é morta”, diz a Carta de Tiago (2, 20); assim ela não parece ter uma operação própria. Logo, parece que os maus, que não praticam boas obras, não podem fazer milagres.

3. Ademais, os milagres são testemunhos divinos, pois se lê na Carta aos Hebreus: “comprovando Deus o seu testemunho por meio de sinais e maravilhas e vários milagres” (2, 4). Eis por que, na Igreja, alguns são canonizados pelo testemunho dos milagres. Ora, Deus não pode ser testemunha do erro. Logo, parece que os maus não podem fazer milagres.

4. Ademais, os bons estão mais unidos a Deus que os maus. Ora, nem todos os bons fazem milagres. Logo, muito menos os maus.

EM SENTIDO CONTRÁRIO, o Apóstolo escreve na primeira Carta aos Coríntios: “Ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada (13, 2). Ora, todo aquele que não tem caridade é mau; como escreve Agostinho: “É só este dom do Espírito Santo que distingue os filhos do Reino dos filhos da perdição”. Logo, parece que até os maus podem fazer milagres.

RESPONDO. Entre os milagres, há os que não são verdadeiros, mas fatos imaginários, que enganam o homem, fazendo-o ver o que não existe. Outros, são fatos reais, embora não mereçam verdadeiramente o nome de milagres, pois são produzidos por certas causas naturais. Ora, essas duas categorias de milagres podem ser feitas pelos demônios.

Os verdadeiros milagres não podem ser realizados senão pelo poder divino, pois Deus os produz para a utilidade do homem. E isto de dois modos:

Primeiro, para confirmar a verdade sagrada.

Segundo, para manifestar a santidade de alguém, que Deus quer propor como exemplo de santidade.

Ora, no primeiro caso, os milagres podem ser realizados por todos os que pregam a verdadeira fé e invocam o nome de Cristo, o que, às vezes, pode ser feito pelos próprios maus. Por isso, a respeito das paloavras de Mateus: “acaso não profetizamos em teu nome?” (7, 22) etc., diz Jerônimo: “Profetizar ou fazer milagres e expulsar demônios, às vezes não vem do mérito de quem o faz; mas é a invocação do nome de Cristo que o faz para que os homens honrem a Deus, por cuja invocação se realizam tantos milagres”.

No segundo caso, só se realizam milagres pelos santos, para manifestação da sua santidade, seja durante a sua vida, seja depois de sua morte, tanto por si mesmos, como por meio de outros. Assim, lemos nos Atos dos Apóstolos: “Deus fazia milagres por mão de Paulo; de tal modo que, até quando se aplicavam aos enfermos os lençõis que tinham tocado o seu corpo, saíam deles as doenças” (19, 11-12). E, deste modo, também nada impede que algum pecador faça milagres por invocação de algum santo. Porém, tais milagres não deverão ser atribuídos ao pecador, mas àquele cuja santidade Deus pretende manifestar por meio deles.

Quanto às objeções iniciais, portanto, deve-se dizer que:

1. Ao tratar da oração de súplica, se ela é atendida não o é por causa do mérito de quem a faz, mas da misericórdia divina, que se estende até os maus. Por isso, às vezes Deus ouve também a oração dos pecadores. A esse respeito, diz Agostinho: “O cego pronunciou aquelas palavras antes de ser ungido”, isto é, antes de ter sido perfeitamente iluminado, “pois Deus ouve os pecadores”. O que diz o livro dos Provérbios, a saber, “a oração do que não ouve a Lei é execrável”, é preciso entendê-lo referindo-se ao mérito do pecador. Contudo, essa oração às vezes alcança a misericórdia de Deus, quer para a salvação daquele que ora, como aconteceu com o publicano de que fala Lucas; quer também para a salvação dos outros e para a glória de Deus.

2. A fé sem as obras é morta, quando aquele que crê não vive por ela a vida da graça. Mas, nada impede que um vivo opere por um instrumento morto, como um homem quando age por meio de um bastão. E é assim que Deus utiliza como instrumento a fé do pecador.

3. Os milagres são sempre verdadeiros testemunhos daquilo que eles confirmam. Por isso, os maus que ensinam falsas doutrinas não poderiam jamais fazer verdadeiros milagres para confirmar seu ensinamento, embora, às vezes, eles possam realizá-los em nome de Cristo, que eles invocam, e pela virtude dos sacramentos que administram. Mas aqueles que anunciam doutrinas verdadeiras, fazem às vezes verdadeiros milagres, para confirmá-las, mas não para atestar sua santidade. Por isso, Agostinho observa: “Há uma grande diferença entre os milagres dos magos, os dos bons cristãos e os dos maus cristãos: os magos os fazem por pactos particulares com os demônios; os bons cristãos, em virtude da justiça pública; os maus cristãos, por sinais desta justiça”.

4. Como diz Agostinho: “Não se concede a todos os santos realizar milagres, para que os fracos não caim no erro perniciosíssimo de pensarem que em tais fatos haja dons maiores do que nas obras de justiça, com que se ganha a vida eterna”.

Fonte: ST II-II, 178, 2

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One Response to Tomás responde: Os maus podem fazer milagres?

  1. Hercilio Rique de Sousa says:

    Excelente esclarecimento, principalmente pela citações bíblicas apresentadas para aqueles que são verdadeiros leigos na expressão da palavra, como também por parte dos nossos irmãos separados, àquelas mais radicais.

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