Tomás responde: Moisés foi o maior dos profetas?

Rembrandt, Moisés com as Tábuas da Lei, 1659, Berlim (clique para ampliar)

Parece que Moisés não foi o maior dos profetas:

1. Com efeito, a Glosa diz, no início do Saltério, que “Davi é chamado profeta por excelência”. Logo, Moisés não foi o mais excelente dos profetas.

2. Além disso, maiores milagres foram realizados por Josué, que fez parar o sol e a lua, e por Isaías, que fez o sol retroceder, do que por Moisés que dividiu o Mar Vermelho. E até por Elias, de quem o livro do Eclesiástico diz: “Quem pode gloriar-se como tu, que fizeste sair um morto do sepulcro?” (48, 4-5). Logo, Moisés não foi o mais excelente dos profetas.

3. Ademais, o Senhor diz, no Evangelho de Mateus, que “entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior que João Batista” (11, 11). Logo, Moisés não foi o mais excelente dos profetas.

EM SENTIDO CONTRÁRIO, lemos no livro do Deuteronômio: “Não mais surgiu em Israel profeta igual a Moisés” (34, 10).

RESPONDO. Embora, sob certos aspectos, houvesse profetas maiores do que Moisés, absolutamente falando, ele foi o maior de todos. Com efeito, na profecia cumpre considerar o conhecimento, tanto segundo a visão intelectual quanto segundo a visão imaginária, o anúncio e a confirmação por milagres. Ora, Moisés foi mais excelente do que os outros profetas:

1º Na visão intelectual, pois viu a própria essência de Deus, como Paulo quando foi arrebatado, segundo observa Agostinho. Por isso, diz o livro dos Números, a seu respeito, que “ele vê o Senhor claramente e não sob enigmas” (12, 8).

2º Quanto à visão da imaginação, de que gozava quase quando queria, não só ouvindo as palavras, mas ainda vendo Aquele que lhe falava, mesmo sob a forma de Deus, e isto não só dormindo, mas também acordado. Por isso, diz o livro do Êxodo, que “o Senhor falava a Moisés face a face, como um homem costuma falar com o seu amigo” (33, 11).

3º Quanto ao anúncio profético, pois falava a todo o povo dos fiéis, da parte de Deus, como se promulgasse de novo a lei; ao passo que os outros profetas falavam ao povo em nome de Deus, para induzi-lo à observância da lei de Moisés, como se lê no livro de Malaquias: “Lembrai-vos da lei de Moisés, meus servos” (4, 4).

4º Quanto à realização dos milagres, ele os fez em favor de todo o povo fiel. Por isso, se lê no livro do Deuteronômio: “Não mais surgiu em Israel profeta igual a Moisés a quem o Senhor conhecia face a face, nem quanto a todos os prodígios e milagres que o Senhor o mandou fazer na terra do Egito contra o Faraó, contra todos os seus servos e todo o seu país” (34, 1–11).

Quanto às objeções iniciais, portanto, deve-se dizer que:

1. A profecia de Davi se aproximou mais da visão de Moisés quanto à visão intelectual, pois ambos receberam a revelação da verdade inteligível e sobrenatural sem visão imaginária. Contudo, a visão de Moisés foi mais excelente no conhecimento da divindade; ao passo que Davi conheceu e explicou melhor os mistérios da encarnação de Cristo.

2. Os milagres dos outros profetas foram maiores quanto à substância da ação; mas os milagres de Moisés foram maiores quanto ao modo de realizá-lo, pois foram feitos em benefício de todo o povo.

3. João Batista pertence ao Novo Testamento, cujos ministros são superiores ao próprio Moisés, pois eles “contemplavam a descoberto”*, como se diz na segunda Carta aos Coríntios (3, 7).

* Nota: Moisés foi o maior profeta da antiga aliança, não só em função da intimidade das relações que Deus estabelecera com ele, mas ainda por sua missão efetivamente excepcional de guia do Povo de Deus nesse maravilhoso Êxodo, cuja celebração renovada de tempos em tempos devia fundar a consciência que Israel tem de si mesmo. Se João Batista e os apóstolos do Novo Testamento são maiores do que Moisés, é menos a título pessoal do que por pertencerem à nova economia da graça, que supera a antiga, tanto mais que Jesus, o novo Moisés, prevalece sobre o primeiro.

Fonte: ST II-II, 174, 4

Anúncios

4 Responses to Tomás responde: Moisés foi o maior dos profetas?

  1. julio says:

    ser formos comparará outros profetas com moises nem se compara,temos que entender em(deuteronômio 34:10 ,11)esta bem claro sem falar nas maravilhias e sinais de prodìgio que deus fez a na terra atravès dele.

  2. LENIVAN says:

    O Eterno disse:
    “E nunca mais se levantou em Yisrael profeta algum como Mosher,a quem o eterno conhece face a face”,
    O texto diz que nunca virá profeta superior a ele!

  3. nilton poleza santos says:

    oi moeses foi um grande homem de de us provando ter uma grande fe no senhor deus e uszado por deus de tamanha forma dirigindo o povo de deus com grande sabedoria podemos realizar as mesma hobras que ele se assim formos fieis a deus como ele foi fiquem com deus nilton santos

  4. Miguel says:

    Sempre que exista contradição aparente e de facto, entre duas frases ou proposições, uma do Antigo Testamento, e outra do Novo Testamento, não deverá duvidar a nossa fé, nem por um momento sequer, que a resposta correta, clara, transparente e desvelada é a do Novo Testamento. E se Cristo disse que, de homem nascido de mulher, não houve nenhum maior do que João batista, essa é a verdade absoluta: “Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu garanto-vos que sim: alguém que é mais do que um profeta”. (Lc 7, 26) Em relação a esta resposta de S. Tomás, deve-se ter em conta que se refere unicamente ao Antigo Testamento, pois se tal não fosse, e perante uma resposta tão clara de Jesus, eu não hesitaria em discordar neste ponto, por objecção de consciência. Portanto, esta resposta de S. Tomás aplica-se unicamente ao A.T.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: